Resíduos na Construção Civil

Redução do Desperdício de Materiais na Construção Civil

Diz-se que de cada 4 obras, uma vai para o lixo. E é quase verdade! Descubra como uma solução de monitoramento de resíduos modifica o comportamento na obra e reduz os custos com materiais de forma relevante para o resultado!


Saiba mais

Cumprimento de Legislação Ambiental na Construção Civil

Lei se cumpre, e com o NetResíduos é fácil! A lista de riscos é grande: operacionais, ambientais, reputacionais, e riscos de compliance. A legislação é rígida, e a fiscalização cada vez mais digital.



Saiba mais

Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa na Construção Civil

Você faz por que é o certo! Inclua o NetResíduos no seu kit de ferramentas do tripé da sustentabilidade. Construa uma marca forte e reputação positiva! Avalie seu desempenho de forma holística! Tome decisões mais conscientes.



Saiba mais

Redução do Desperdício de Materiais na Construção Civil

É expressivo! 21,3% da massa total construída corresponde a resíduos. A cada m2 construído, produz-se uma massa total de 1.270 kg. Desses, 270 kg são resíduos!Não se engane: o custo dos resíduos vai muito além do custo por caçamba.Nossos engenheiros ambientais possuem décadas de experiência em gestão de resíduos. Conhecemos os padrões esperados de geração de resíduos em uma obra civil. Com centenas de obras acompanhadas por nossa equipe e nossa solução software, adquirimos um conhecimento sobre as variações na geração de resíduos. Nos custos de imóveis vendidos estão primeiramente os custos de aquisição de terrenos e os custos de construção, neste último estão os custos de materiais de construção. Nossa solução é capaz de influenciar e reduzir custos de materiais de construção. Tomando por uma média de 350 mil metros quadrados lançados para uma construtora de grande porte, haverá um custo de materiais da ordem de R$ 780 Milhões.
Nossa solução permite aplicar as melhores práticas de gestão de resíduos, influenciando o comportamento de pessoal, decisões de materiais e fornecedores, e os processos de negócio relacionados a custos de materiais e gestão de resíduos, permitindo economia de 3,7%, o equivalente a aproximadamente R$ 27 Milhões para o porte de construtora.Com este tipo de impacto e baixas barreiras para a adoção, a implantação de uma solução como o NETResíduos é uma decisão natural.

Cumprimento de Legislação Ambiental na Construção Civil

A NETResíduos simplifica o cumprimento das obrigações ambientais regulatórias ou voluntárias, derivadas de políticas internas.No Brasil, as construtoras estão sujeitas a diversas leis e normas ambientais que visam proteger o meio ambiente dos impactos negativos causados pelas atividades de construção. O descumprimento dessas leis pode acarretar em diversas sanções, tanto civis quanto penais, que podem ser bastante severas.As empresas de construção civil operam sob legislação específica sobre meio ambiente e resíduos e estão sujeitas a multas e embargos previstos na Resolução CONAMA nº 307 de 05/07/2002 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.Degradação ambiental: As atividades de construção podem causar diversos danos ao meio ambiente, como desmatamento, erosão do solo, poluição da água e do ar, perda de biodiversidade e impactos nos recursos hídricos.Legislação ambiental: A principal lei que rege os crimes ambientais no Brasil é a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Essa lei define diversos crimes ambientais, como a derrubada de árvores em áreas protegidas, a poluição de rios e lagos, a pesca predatória e a caça ilegal.Penalidades: As penalidades para crimes ambientais podem ser de natureza civil, penal e administrativa. As penalidades civis podem incluir a obrigação de reparar o dano ambiental, o pagamento de indenização por danos morais e coletivos, e a aplicação de multas. As penalidades penais podem incluir prisão e multa. As penalidades administrativas podem incluir a suspensão de atividades, a interdição de estabelecimentos e a aplicação de multas.

Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa na Construção Civil

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da preservação ambiental, o setor da construção civil enfrenta o desafio de minimizar o impacto de suas atividades e garantir a viabilidade de seus negócios no longo prazo. Nesse contexto, a NETResíduos surge como parceira estratégica para auxiliar empresas construtoras na jornada rumo à sustentabilidade.Nossa solução de gestão de resíduos para construção civil visa:Reduzir Impactos Ambientais: Implementar práticas eficazes de redução, reuso e reciclagem de materiais, diminuindo o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos.Elaboração de Relatórios Ambientais: fornecer dados concretos para relatórios ambientais precisos, de acordo com os mais altos padrões internacionais (GRI, SASB, IIRC, etc.), demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.Assessoria para Obtenção de Certificações: Auxiliar na obtenção de certificações ambientais renomadas, como LEED e AQUA-H, reconhecendo o compromisso da empresa com práticas sustentáveis em relação aos resíduos em novas construções e grandes reformas.

Acompanhe nossos artigos