O responsável pelo resíduo gerado, analisando exclusivamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/10) – e o decreto que a regulamenta (Decreto nº 7.404/10), são os geradores. Inicialmente, devemos considerar que são geradores de resíduos sólidos: “as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo”, as quais estão sujeitas à observância da PNRS.
Alguns desses geradores, segundo a PNRS, estão obrigados a elaborarem e implantarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), documento de suma importância para o correto manejo dos resíduos sólidos, sendo eles:
- Indústrias;
- Unidades de Saúde;
- Minerações;
- Construtoras;
- Terminais e outras instalações de transporte;
- Empresas responsáveis pelos serviços públicos de saneamento básico;
- Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos e resíduos não perigosos e que não são equiparados aos resíduos domiciliares;
- Empresas com realização de atividades agrossilvopastoris.
À essas empresas recai a responsabilidade pela implementação e operacionalização integral do plano de gerenciamento de resíduos sólidos; sendo que a inexistência de lei municipal específica sobre o tema não desobriga as empresas em elaboração e implantação do plano, uma vez que a a PNRS tem abrangência nacional.
Além do PGRS, deve-se também considerar a responsabilidade compartilhada, um dos princípios de destaque da política nacional, a qual, segundo a referida legislação deve \”ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos\”.
Nesta mesma análise, deve-se incluir ainda o ciclo de vida dos produtos, que, segundo o decreto que regulamenta a PNRS, é de responsabilidade de: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos\”.
Diante dessa breve análise, e em linhas gerais, cabe ao gerador elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, bem como se responsabilizar e assegurar o correto manejo dos resíduos gerados, desde sua origem até a destinação final.
Por fim, reforça-se que, como citado, a avaliação aqui apresentada, somente considera a PNRS e seu decreto, sendo que, para o correto gerenciamento de resíduos, é de suma importância a avaliação de outras leis e normas vigentes, nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
Como a NETResíduos pode ajudar
A NETResíduos é especialista em resíduos e possui um extenso portfólio de soluções e serviços para o gerenciamento de resíduos. Entre em contato com nossos especialistas e faremos de tudo ao nosso alcance para evoluir sua gestão ambiental.




pegadinha da tela azul da morte
23 de dezembro de 2025Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.
https://www.whitescreen.online/pt/tela-azul-da-morte-windows/
truco
23 de dezembro de 2025demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
https://www.band.com.br/band-vale/noticias/truco-online-como-jogar-na-playtruco-a-melhor-plataforma-do-brasil-202512171024